Breve Histórico

Essa cidade tem sua origem associada a Luciara (antes Mato Verde). Logo que Luciara foi instituída por Lúcio Pereira da Luz, seus vaqueiros Domingo Medeiros e Ciriaco, em maio de 1934, subiram o Rio Tapirapé até chegarem às terras conhecidas como Porto Beira Rio, onde construíram seus ranchos à beira do rio. Devido a esse fato, o lugar teve seu nome modificado. Comerciantes de Luciara subiam o rio em suas canoas, com muito esforço, por aproximadamente cinco dias, e lá vendiam suas mercadorias. Logo após as boas vendas, fazia festas dançantes cheias de alegria para comemorar. E assim, o
lugar que era um porto alegre, passou a ser conhecido por esse nome e hoje é a cidade de Porto Alegre do Norte.

Cedrolândia local vizinho a Porto Beira Rio, onde já estavam Dionel, Leandro, José Domiciano, Pedro Nonato, José Barula, Pedro Madalena, Claro e Cassiano aguardando Domingo Medeiros e Ciriaco para prepararem a terra para plantar, acabou por se tornar parte de Porto Alegre do Norte. O progresso da região ocorreu com a abertura da rodovia BR-158, em 1975, aumentando a circulação de pessoas e a chegada de funcionários que vieram para trabalhar nas fazendas, favorecendo a evolução econômica da localidade. Porém, apenas no ano de 1981 o Decreto nº 5.306, de 11 de junho de 1981, criou o distrito de Porto Alegre, mas só foi desmembrado dos municípios de Luciara e São Félix do Araguaia quando criado o Lei nº 5.010, de 13 de maio de 1986, com o nome de Porto Alegre do Norte. 

O termo “do Norte” teve como objetivo diferenciar o município matogrossense da capital gaúcha. Mas a lei nº 5.010 tinha um grave erro geopolítico, o território de Porto Alegre do Norte dividia o município de Luciara em dois. E para reparar o erro editou-se a lei n? 5.338, em 18 de agosto de 1988. Hoje o município tem uma população de mais de 12.500 habitantes. O município de Porto Alegre do Norte está localizado na região nordeste do estado de Mato Grosso, entre dois grandes rios, Araguaia e Tapirapé, à margem esquerda do rio Xavantinho afluente do rio Araguaia e no fundo, à margem do rio Fontoura afluente do rio Xingu. É privilegiado por se encontrar na parte central de uma Micro-região formada por 14 municípios circunvizinhos. Sendo o rio Tapirapé um dos principais afluentes do rio Araguaia e que abastece a cidade de Porto Alegre do Norte.